Construtora se reúne com beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

Reunião debateu situação dos imóveis invadidos no conjunto habitacional Jardim Burundanga
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), com os beneficiários do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, que tiveram seus imóveis invadidos no conjunto habitacional Jardim Burundanga, em Canavieiras. As orientações sobre os procedimentos a serem tomados foram dadas por Altair Carvalho, proprietário da Carvalho Construtora Ltda, responsável pela obra.

Segundo Altair Carvalho, os beneficiários legítimos receberam esclarecimentos sobre seu direito de posse e propriedade. “Tanto a empresa quanto os proprietários dos imóveis estão sendo prejudicados, pois a parcela da verba referente ao levantamento de telhado foi liberada recentemente e estamos sem poder trabalhar”, frisou.

Altair Carvalho explica que irá se encontrar com os invasores para prestar os devidos esclarecimentos. “Eles estão alegando que os imóveis estavam abandonados. Acontece que em toda obra federal a verba é liberada em parcelas. Já têm base, foram levantadas e receberam reboco e agora serão cobertas. Os proprietários fazem reuniões mensais e uma pessoa foi designada para tomar conta do local”, disse.

Se não houver um consenso, afirma Altair Carvalho, os proprietários das unidades habitacionais estarão amparados juridicamente para entrar com uma ação popular conjunta de reintegração de posse. Essas casas beneficiam famílias que ainda vivem em barracos sem nenhuma estrutura e que agora passarão a viver em condições de dignidade. Não queremos prejudicar os invasores, inclusive o local ainda não está em condições de abrigar ninguém, coberto com lonas, sem nenhuma segurança”, concluiu.

A construção das unidades habitacionais faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem como agente financeiro o Grupo Financeiro Família Paulista Crédito Imobiliário S.A., com recursos do Governo Federal. Cerca de 80% das obras estão concluídas e, segundo a Carvalho Construtora, a casas estão em ponto de telhado e de acabamento.

Um grupo de 14 casas estão sendo construídas no Jardim Burundanga (conjunto habitacional), enquanto outras 28 unidades habitacionais estão localizadas nos bairros Sócrates Rezende, Antônio Osório, João Fonfon e Cidade Nova. Explica o prefeito Almir Melo que novos projetos de construção de unidades residenciais para a população em situação de risco e vulnerabilidade já foram planejados. “Inicialmente, realizamos o cadastramento da população da sede e interior, para podermos mensurar a demanda e elaborar projetos de acordo com as necessidades localizadas”, ressaltou.

A Prefeitura de Canavieiras aguarda apenas a abertura de recebimento das propostas pelo Governo Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida 3, em fase de estruturação. “Assim que o Governo Federal passar a receber as propostas, Canavieiras já estará com toda a documentação necessária pronta, inclusive os projetos de engenharia, para serem apreciados e possivelmente liberados”, diz Almir Melo.